Cuidados na hora de escolher as melhores palavras-chave para o seu projeto
Em: 10/04/17 | Daniel CambuiNuma época em que o marketing de conteúdo e o processo para se escolher as melhores palavras-chave para um projeto de marketing digital se tornam cada vez mais cruciais para o sucesso de qualquer estratégia de otimização de sites, precisamos atentar para alguns detalhes que farão acontecer o sucesso dos nossos projetos.
Trata-se de alguns cuidados iniciais que podem impactar de forma significativa no trabalho de alavancagem de páginas e domínios na Web. Com eles perceberemos que construir a ação certa no universo dos mecanismos de busca não é somente “achar” o termo é o mais buscado, mas, sim, é considerar uma gama diversificada de opções e variáveis. Confiram:
Ao escolher as melhores palavras-chave, seja realista.
Quando começamos a otimizar nossas primeiras páginas e conteúdos, tendemos a escolher um termo apenas pelo alto volume de pesquisas que ele apresenta. Isso é natural, pois qualquer profissional iniciante de SEO tem por objetivo final ranquear suas páginas naqueles termos mais genéricos e concorridos. Esse é um erro recorrente em algumas estratégias de SEO, e pode acarretar em horas de trabalho perdido.
Não podemos ir com muita sede ao pote. Precisamos ser realistas no início dos nossos projetos não buscando somente aqueles termos que apresentam um grande volume de buscas.
Muitas vezes as melhores palavras-chave residem naqueles termos com menor volume e competitividade e isso, no início, pode não nos soar atrativo. Como demonstramos em outro artigo do nosso blog, é importante que, em nossos projetos, consideremos trabalhar com termos mais específicos e menos concorridos – usando as chamadas palavras-chave de cauda longa (Long tail Keyword).
Esse trabalho, ao final, pode lhe ajudar a aumentar o tráfego do seu site e alavancar sua autoridade, para que, no futuro, se possa cogitar concorrer a um melhor ranqueamento na SERP´s das 0palavras-chave de maior volume de buscas.
Ser realista nesse primeiro momento vai evitar que você perca tempo e dinheiros com campanhas audaciosas demais…
Evite as correspondências amplas no Adwords!
Escolher a campanha correta no Google Adwords, com as melhores palavras-chave para o momento do seu projeto, é fundamental para que se criem campanhas eficientes e com ROI (Return on Investment) mais alto. Nesse sentido, ao trabalhar no Adwords, é preciso que atentemos para as chamadas correspondências ampla e exata das pesquisas do Google.
Vejamos, na prática, como funciona:
Quando você foca sua campanha de AdWords em palavras-chave muito amplas, acreditando no grande volume de buscas que estas apresentam, você pode estar caindo numa ilusão. Uma vez que os mecanismos de busca, ao disparar seus anúncios vinculados a termos amplos e genérico, costumam incluir em seus resultados uma série de termos relacionados, que acabam entrando no volume de buscas inicial.
Isso acontece porque os motores de busca na internet procuram dar às pessoas que visitam a sua SERP´s o máximo de precisão possível. Afinal, ninguém procura somente por “Carros” na internet, mas, sim por carros alinhados às suas necessidades e interesses.
Por exemplo, se você tem um site que comercializa instrumentos musicais e foca sua estratégia de AdWords na palavra “Violão”, a busca ampla pode disparar anúncios incluindo outras palavras mais específicas para tentar atingir os interesses dos usuários e que escapem do âmbito da sua campanha. Essa inclusão não necessariamente respeita uma ordem ou padrão, mas acaba por abarcar outras palavras correlatas aos termos pesquisados, como seus sinônimos, pesquisas relacionadas, etc.
Assim, se uma pessoa busca por “violão” pela busca ampla, o Google AdWords irá mostrar anúncios com termos correlatos mais específicos, como “violão para iniciantes”, “como tocar violão”, “cifras de violão”, etc.
Prefira sempre a correspondência exata
Por isso aconselhamos que você trabalhe em AdWords com um processo de correspondência mais exato. Evite termos que retornem em resultados correspondentes amplos. Isso pode ser crucial para o sucesso do seu projeto no AdWords.
De acordo com o Próprio Google, “a correspondência exata permite que uma palavra-chave acione a exibição de seu anúncio somente quando uma pessoa pesquisa a palavra-chave exata ou variações aproximadas da palavra-chave exata que você tiver adicionado à conta”.
Ou seja, ao adequar sua campanha para uma correspondência exata, você estará evitando que seu termo se perca numa amplitude de termos correlatos. Assim, ao adicionar um termo específico (de cauda longa) como palavra-chave de correspondência exata, você solicita que o Google AdWords exiba seu anúncio somente quando um usuário pesquisar por essa palavras ou por variações aproximadas.
Então, não esqueça, se bem utilizadas, as pesquisas de correspondência exata podem da um Up em seu Projeto. Isso pode fazer a diferença!
Por fim, não se esqueça: verifique com cuidado os usos mais adequados para suas palavras-chave
Como você viu, não basta sair pesquisando e criando campanhas a esmo. É preciso montar uma estratégia e checar com esmero os termos utilizados no seu projeto. Para escolher as melhores palavras-chave, é necessário que se faça uma verificação mais detalhada, considerando diversos fatores de variação, como os termos no plural e no singular; a ordem das palavras; variações de aplicação, etc.
Somente com essa verificação, você terá certeza que seu projeto estará adequado àquilo que o seu público-alvo busca. Então, teste sempre outras opções!
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