Produção de conteúdo: alavanque seu site com conteúdos de valor

Em: 30/03/17 | Daniel Cambui

Muita gente acredita que apenas publicar um site visualmente bem feito e funcional, sem uma boa estratégia de produção de conteúdo, é o suficiente para ter sucesso na internet. Não raro em nosso dia-a-dia encontrarmos empresas com sites publicados ou mesmo donos de lojas de Ecommerce que afirmam: Não precisamos investir em conteúdo, nosso intuito é só trazer mais gente para a loja virtual e vender. Não queremos distrair nosso cliente com textos, vídeos e fotos.

Tais afirmações podem parecer lógicas no início, porém, no universo da internet a coisa funciona de maneira diferente. Com o aperfeiçoamento dos algoritmos dos sites de pesquisa (como o poderoso chefão Google, por exemplo), cada vez mais se faz necessário que os sites indexados entreguem aos seus visitante um conteúdo bem produzido e de valor. Quando falamos em conteúdo de valor, nos referimos à produção e publicação periódica de conteúdos exclusivos e de qualidade, capazes de despertar o interesse das pessoas.

Mais especificamente, podemos afirmar que os sites de busca valorizam (e muito) aquelas páginas que se dedicam a uma produção de conteúdo que seja qualificada e original. Funciona como se fosse um reconhecimento: se você se dedica a, além de buscar lucro e vendas, produzir conteúdos relevantes no mundo on-line, você será reconhecido…

Antes de qualquer coisa, conteúdo!

Dessa forma, antes de pensarmos em estratégias de rankeamento do nosso site nos mecanismos de pesquisa, precisamos ter um processo de produção de conteúdos amadurecido, capaz de entregar com regularidade informações e conhecimentos relevantes para o nosso público. Essa talvez seja umas das primeiras providências de SEO para que realmente alcancemos resultados orgânicos no Google ou em outras plataformas de pesquisa, como o Bing ou Yahoo

Mas por que afirmamos com tanta convicção que a produção conteúdo ou o investimento em estratégias de marketing de conteúdo é tão importante assim? A reposta está em alguns fatores importantes relacionadas ao funcionamento dos próprios sites de busca. Vejamos:

  1. Sites de busca, como Google e Bing, posicionam melhor aqueles sites que oferecem ao seu público com conteúdos regulares. Afinal, se seu site, além de mercadorias à venda, entrega conteúdos de valor atualizados ele pode ser considerado mais confiável. 
  2. Criar conteúdos é uma ferramenta muito útil na hora de construir links apontando para sua página. Sabemos que, para os mecanismos de busca, quanto mais links retornando ao nosso site, melhor. Ao produzir conteúdo você tem a chance de construir links internos apontando para páginas do próprio site ou do seu e-commerce. Esse trabalho será fundamental para aumentar a autoridade de sua página e diminuir a evasão precoce (bounce rate) do seu público.
  3. Ao produzir conteúdos como artigos ou notícias, seu site abre a possibilidade trabalho com uma gama muito maior de palavras-chave. Isso quer dizer que, com um bom planejamento e táticas adequadas de otimização, seu site passa a ter maior chance de ser indexado e encontrado pelos sites de busca.

Produção de conteúdo que converte!

Podemos afirmar então que a produção de conteúdos qualificados e relacionados com o ramo de atuação da sua empresa é, sem dúvidas, uma fonte de novas visitas valiosa para o seu negócio.  Um bom projeto de otimização da sua página precisa levar isso em consideração, afinal, com a difusão de conteúdos qualificados, sua empresa mostra que é referência no ramo em que atua. Dessa forma, ao agregar e compartilhar conhecimento, seu negócio se torna mais influente, tendo muito mais chance de transformar visitantes em clientes.

Por isso fique atento! Invista em conteúdo. Se você não tiver aptidão para esse tipo de trabalho, sugerimos que procure um profissional que o faça com a qualidade necessária. Isso com certeza valerá muito a pena para você é sua empresa. 

Gostou do conteúdo? Receba novos conteúdos no email. Assine
Deixe seu comentário: