O que é Marketing Digital e porque é importante para o sucesso do seu negócio?

Em: 14/09/17 | Daniel Cambui
O que é Marketing Digital e porque é importante para o sucesso do seu negócio?

Marketing Digital é uma forma de divulgar e promover seu serviço, produto ou marca através da internet e outras mídias digitais. Com isso, obter resultados em forma de vendas, melhorar a reputação da marca ou se tornar conhecido perante seu consumidor.

Uma empresa ou profissional responsável por este tipo de serviço, utiliza a internet buscando atingir o consumidor que utiliza computadores e dispositivos móveis, através de vários canais e ferramentas para encontrar o seu target. A divulgação ou promoção envolvem ações e ferramentas orgânicas ou pagas. É importante o conhecimento necessário para saber utilizar estratégias que mais se adequam ao mercado desejado.

Se você procura entender melhor o Marketing Digital e começar a realizar ações para seu negócio na internet, esse artigo é especialmente para você.

Porque é tão importante?

A cada dia, a quantidade de usuários que utilizam a internet está aumentando consideravelmente. Seja para pesquisar produtos, se comunicar com outras pessoas, se divertir ou trabalhar. Existe uma vasta gama de personalidades diferentes, com necessidades diferentes utilizando a internet.

É por conta disso, que as empresas precisam estar onde estas pessoas estão. Procurar conhecer suas necessidades e utilizar as ferramentas digitais para alcançar e realizar o desejo desse público. Isso se dá oferecendo conteúdo de qualidade, produtos e serviços direcionados para elas.

No início da internet, a forma de fazer publicidade não era muito diferente do mundo off-line. Criava-se banners e disparava em vários sites e portais. Mas os tempos mudam. Esse tipo de publicidade online não tem mais efetividade. Simplesmente não atrai como antes. As pessoas querem exclusividade. E num mundo com tantas informações espalhadas é preciso ser objetivo e trabalhar com nichos para atingir seu público-alvo.

Além disso, tanto na publicidade tradicional e nas primeiras ações de comunicação na internet, que tinha o poder de dar a informação sobre seu produto ou serviço era a própria empresa ou o vendedor. Mas hoje existem várias fontes de informações, inclusive fornecidas pelos próprios clientes/usuários que dão sua opinião sobre o que consumiu. 

O marketing digital atual se utiliza dessas informações e em vez de tratar o consumidor participativo como inimigo, o torna um aliado. E quando todo esse processo é bem executado, os usuários ajudarão construir sua marca.

Aqui começa a jornada para alavancar seu negócio

Você está passando por uma avenida movimentada da sua cidade e percebe que num percurso de 200m você recebeu dezenas de panfletos, passou por várias placas de propagandas, carros de som anunciando um produto. Você para e analisa: em suas mãos tem 10 panfletos de empresas parecidas, por muitas placas você passou despercebido e tantos anúncios sonoros o fez se perder no meio de tanta poluição sonora e visual.

Poluição Visual - Excesso de informação

Muitas empresas despejam seu dinheiro em anúncios off-line e não tem ideia de quantas pessoas compram seu produto ou serviço, Acabam não sabendo calcular o retorno que aquele investimento teve, se é que teve.

O que eu quis dizer com esse exemplo, é que a forma tradicional de anunciar seu produto não faz mais tanto efeito como antes. E em virtude da necessidade de se saber todas as métricas de uma campanha ou anúncio ficou ainda maior. A sensação de ter jogado dinheiro fora deve zerar e isso só acontece se você medir todos os seus custos em anúncios e publicidade.

Sabemos que na internet também existem milhares de informações parecidas, iguais, que não chamam nosso foco. Os banners se tornaram cansativos, muitas pessoas até usam os Adblocks (bloqueadores de anúncios) em seus navegadores porque não aguentam mais tanta informação.

Eu tenho uma notícia boa: pela internet você pode obter todos os dados e informações de suas ações, saber o quanto você gastou e o quanto você alcançou de resultados. E melhor ainda, você consegue no percurso de suas ações ir analisando e ajustando as atividades para melhorar e atingir resultados mais precisos e eficazes.

Se você quiser expandir seus negócios, crescer e se tornar referência, o Marketing Digital é o melhor caminho, basta você fazer da forma correta e terá um investimento rentável.

Quais os principais objetivos do Marketing Digital?

Vender produtos ou serviços

E-Commerce - Loja Virtual

Quantas vezes você pesquisou no Google por um produto antes de comprar? Quantas vezes comprou por alguma indicação ou avaliação que você viu nas redes sociais? É fato, os novos consumidores procuram a internet saber de produtos e comprar através dela.

O Marketing Digital pode fazer com que suas vendas locais aumentem, visto que você está divulgado para seu consumidor próximo, que está nas redes sociais e encontra sua empresa facilmente através de ferramentas de Geolocalização ou pensando em ultrapassar a barreira da distância, vender para todo o Brasil. Com um e-commerce você ser encontrado e vender para qualquer lugar do Brasil. O sucesso do seu negócio virtual vai depender da qualidade do Marketing Digital.

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Conquistar novos clientes/compradores/usuários

Marketing Digital para conquistar novos clientes

Com um conteúdo bem trabalhado para um bom posicionamento nos buscadores ou anúncios patrocinados, vídeos, um blog com conteúdo relacionado ao que você vende ou faz podem ser boas estratégias para atrair novos clientes.

O SEO fará com que um post bem elaborado, com um conteúdo relevante para o usuário e bem ranqueado, gere audiência para o seu site ou blog. A partir daí vendas podem ser geradas. Quando mais você acertar e afinar a estratégia tanto de SEO como de anúncios patrocinados (Google Adwords, etc) você terá um custo por cliente menor e seu lucro aumentará.

Melhorar o relacionamento com seu público

Informações sobre o público-alvo vale ouro

Se seu público está na internet, por que não utilizá-la para se conectar com o seu público? É uma forma direta, sem interferências. O cliente ou um potencial cliente tira suas dúvidas e a empresa esclarece de forma rápida e completa.

Lembre-se que a internet permite extrair informações relevantes dos usuários. Isso vale ouro, porque com essas informações nas mãos você pode criar companhas específicas, que atinja diretamente o interesse do público-alvo. Eles vão se sentir especiais e perceberem que a empresa se importa com eles. A partir daí, empresa e cliente se tornam próximos.

Imagine, por exemplo, que você vende bicicletas e após uma venda você envia para o cliente uma mensagem agradecendo pela preferência e um bom texto com dicas de como aumentar o rendimento nas pedaladas, ou como fazer a manutenção correta da bike. O cliente vai se sentir satisfeito e pode até se transformar num divulgador e compartilhador da sua marca.

Trabalhar a sua marca

O Marketing Digital tem as ferramentas necessárias para fortalecer a imagem da sua empresa e consolidar seu negócio na internet. Com uma boa estratégia de comunicação digital, é possível mostrar para o cliente os valores e princípios da empresa e mostrando qual a relação dela com a vida do cliente.

Como atingir seu público-alvo?

Diferente da comunicação offline, a internet fornece dados detalhados de como seu público de comporta. Por exemplo, através das redes sociais é possível gerar relatórios com dados sobre como os usuários interagem com o seu conteúdo, a idade deles, horário de maior participação, localidade, dispositivos, tipos de mídia que mais atrai.

Através desses dados podemos criar estratégias de comunicação direcionada a cada perfil (personas) e gerar uma maior conversão sobre ações de comunicação digital.

Fazer ações direcionadas, buscando o público certo chama-se segmentação. Graças a isso, conseguimos fazer uma comunicação que se encaixa melhor às necessidades e dores do cliente. O resultado será melhor e o investimento nestas ações terá maior retorno.

Ações do Marketing digital:

No Marketing digital, precisamos conhecer e estudar a empresa e o target, agir, analisar e afinar essas ações ao objetivo principal. Saiba um pouco mais sobre algumas delas:

Ações do Marketing Digital

Pesquisar

Bem, quem atira para todos os lados não acerta em nada. Por isso, pesquisar sobre seu público de interesse é essencial para fazer ações direcionadas e pensar em que tipo de assunto, mídia, rede social e o tipo de comunicação faz mais sentido para eles.

Como já foi mencionado acima, o Facebook (o Instagram também), fornecem dados sobre os usuários, como: de onde estão acessando, se são mais homens ou mulheres, idade, etc.

Outras ferramentas gratuitas para você obter mais informações são o Google Analytics e Google Adwords. No Analytics dá pra pegar informações da audiência do seu site, de onde estão acessando, os dias mais acessados, páginas mais visitadas, páginas “odiadas”.

No Adword, existe uma ferramenta de pesquisa de palavras-chaves. Lá podemos descobrir as palavras-chaves relacionadas ao nosso negócio e descobrir o interesse / volume de pesquisas em determinados assuntos.

Se você quiser algo mais avançado, existem várias ferramentas pagas para fins diversos de coletas de dados. Basta dar um Google e você vai achar várias.

Planejar

O planejamento é essencial para o Marketing Digital. Ele precisa ter um significado, metas e processos bem definidos para analisar e melhorar as ações do seu negócio.

Depois de verificar como se a comunicação digital da sua empresa e pesquisar seu público-alvo, estabeleça as metas, através delas você vai diagnosticar se as ações estão tendo resultados ou não.

O que você vai precisar para realizar as ações? Verifique tudo antes, reúna esses recursos e certifique-se que nada vai faltar no meio do caminho. Por exemplo: você vai precisar de mais um colaborador, verba, equipamentos?

A organização é importantíssima. Trace as tarefas, faça um cronograma e não se perca na realização dos mesmos. Coloque datas plausíveis para que não se fruste caso não consiga realizar as tarefas.

Ação

Com tudo definido, chegou a hora de produzir. Preste atenção em cada detalhes, na qualidade do texto, das artes, links etc. Publique com atenção, acompanhe cada promoção. Participe nos comentários dos clientes e responda tudo com atenção e empatia. Lembre-se que os clientes gostam de atenção e exclusividade. Respostas prontas e automáticas podem não ser a melhor opção.

Acompanhe os dados e as informações das ferramentas. Talvez precise ajustar alguma campanha ou mudar o tipo de mídia que está usando (texto, foto, vídeo, áudio, etc). O importante é ir ajustando as ações e campanhas. O aprimoramento faz parte do trabalho de Marketing Digital.

Quais são os principais canais e ferramentas do marketing digital?

Site/Blog

Essa é sua casa na internet. Lá você tem total domínio sobre o tipo de conteúdo que vai publicar. Um bom site, otimizado e agradável de navegar pode ser uma boa ferramenta para seu público conhecer o que você faz. Além disso, um blog pode agregar conteúdo e dar relevância para seu negócio.

Marketing de Mecanismos de busca (SEO e PPC).

O SEO, que é a otimização para mecanismos de busca como o Google gera grande audiência para sites bem ranqueados, por isso, esse trabalho é tão importante para que quer ganhar clientes através do site.

Os anúncios pagos são a forma mais rápida de chegar ao cliente através da internet. Alguns anúncios são ativados alguns minutos depois de criados e tem um custo relativamente baixo.

Rede de Displays

Com essa ferramenta você pode criar anúncios gráficos e ativá-los para aparecer em sites que falam de assuntos referentes ao seu produto ou serviço. Muito bom para trabalhar com o remarketing. Uma dessas técnicas é exibir o produto em outros sites após algum visitante acessar um produto do seu site e sair dele sem comprar. O remarketing vai lembra-lo e sugerir que volte ao site para comprar aquele produto.

Email Marketing

Para muitas empresas, o Email Marketing é um dos melhores canais para relacionamento e contato direto com cliente. Através dessa ferramenta é possível trabalhar com automações e funil de vendas, gerando conteúdo relevante e engajando o cliente até a realização de conversão. Mas lembre-se: não adianta comprar milhares de e-mails e sair disparando um monte de anúncios. Isso ficou no passado.

Hoje é necessário conquistar esses e-mails de forma espontânea (os chamados opt-ins). O usuário deseja e autoriza o envio de email para sua caixa de email.

Redes Sociais

O objetivo principal para as marcas nas redes sociais é se comunicar com seu público e divulgar de forma eficiente o seu negócio.

Diferente do site ou blog, as redes sociais pode sofrer mudanças que estão além do nosso controle. Como mudanças na forma de publicação, nos anúncios etc. Também não temos poder sobre o que o cliente pode comentar. Talvez haja comentários negativos ou ofensivos. Por isso, se preocupe atender e se comunicar com o target para que comentários positivos estejam em destaque na sua timeline.

Vídeos

O vídeo pode ser uma grande estratégia para promover seu negócio. Interativo e dinâmico o vídeo transmite de forma rápida e atrai mais a atenção do público que outras mídias.

Em 2017 o Youtube e outras ferramentas de vídeo podem chegar a 70% de todo o tráfego da internet. O Youtube inclusive, tem uma das buscas mais utilizadas da internet.

Outro benefício do vídeo é que ele é ideal par dispositivos móveis, pois se ajustam aos formatos das telas sem problema.

Citamos algumas ferramentas dentre as principais para a estratégia de marketing digital. Mas existem outras que pode ser importante a depender do tipo de negócio, público-alvo e outros fatores relevantes do seu negócio.

Vale a pena!

Com o Marketing Digital, sua estratégia terá um segmentação mais certeira graças aos dados fornecidos por ferramentas, que também permitirá ajustar as ações durante as ações.

Com uma verba bem menor, é possível atingir uma grande audiência e conseguir leads (contatos interessados) gastando muito menos do que ações off-line.

Outra vantagem é que em pouco tempo é possível ativar campanhas, fazer publicações e alcançar pessoas que estão longe fisicamente do seu negócio mas se aproxima através da internet.

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