Plano de comunicação digital para sua pequena empresa
Em: 13/02/14 | Daniel CambuiHoje é comum ver grandes marcas e players do mercado fazerem extensas campanhas online e por onde quer que naveguemos vamos encontrar anúncios e conteúdos deles em nossa timeline. Essas empresas desenvolvem um plano de comunicação extensa, com uma equipe grande e contratam agências de grande porte e que cobram caro por um planejamento de Marketing Digital.
O Plano de Comunicação em Mídias Digitais englobam: links patrocinados, mídia paga e orgânica em redes sociais, SEO e Marketing de Conteúdo, Email Marketing, Inbound Marketing e muito mais. No entanto, elas gastam valores altos com profissionais e agências que tem um custo elevado para realizar esse trabalho. Apesar de gerarem excelentes resultados.
No entanto, existem inúmeros empresas pequenas e médias, empreendedores, profissionais liberais e autônomos que desejam ingressar sua marca, produto ou serviço na internet. Mas por onde começar? É possível ter um plano de comunicação e estratégias de Marketing Digital para esses pequenos negócios que lhes permitem crescer e se tornar referência no mundo digital?
Plano de Comunicação para mídias digitais: implementando o Marketing Digital
Sim. É possível. Com uma estratégia bem definida e gastando relativamente pouco, sua empresa pode colher bons frutos utilizando a internet e as redes sociais e ferramentas online eficientes para divulgar seu negócio. O grande problema é quando as empresas acham que ter apenas um simples site pode fazer a roda girar. Esperam os clientes caírem do nada em seus sites e começarem a fazer negócio. Puro engano! Não entre nessa. Não fique achando que um site ou um perfil nas redes sociais vão fazer seu negócio estourar.
Apesar de parecer uma tarefa chata, planejar suas ações na internet não deve ser deixada de lado. Mas sem esse planejamento você provavelmente estará atirando para todos os lados e não vendo eficiência nas suas ações. Se você quer o sucesso, comece hoje seu planejamento.
Vamos começar pelo pior cenário: Você não tem nenhuma verba, mas tem um pouco de tempo: inicie com algumas estratégias onde você poderá nortear as ações, mensurar e ter resultados pelo meio online.
Preste atenção! Não estou dizendo que essas ações vão salvar sua empresa ou transformá-la numa máquina de vendas. Se todas as empresas pudessem, eu aconselharia contratar profissionais ou consultores especializados para desenvolver as estratégias e executá-las. Mas, em muitos casos ainda não é possível fazer tal investimento.
Pontos importantes para desempenhar no planejamento de suas ações de comunicação:
Objetivo principal:
Defina o objetivo central de sua pequena empresa.
Qual a meta? Exemplos: Reduzir estoque acumulado, lançamento, relacionamento, audiência nas redes sociais…
Público-alvo:
Qual o perfil do seu target? Homem, mulher, idade, classe, estilos, interesses…
Você já ouviu falar em persona? Acesse esse link e conheça um pouco mais. Conhecer a persona ou personas de seu público vai ajudar muito no planejamento de suas ações.
Estratégias:
- Qual o conceito e o tom da comunicação? Sério, divertido, etc.
- Defina o tom da comunicação: sério, engraçado, formal, informal.
- Vai ser informativo ou vai focar em produtos ou serviços?
- Tem um slogan ou chamada? Baseie-se no tom da campanha.
- Estude seu público e veja onde eles estão. Quais as ferramentas e redes sociais que eles mais utilizam.
Se você divulgar um canal de comunicação como Whatsapp ou Facebook Messenger, certifique que sempre terá alguém que responda de forma confiável e rápida. Afinal, na internet e principalmente nestas ferramentas, o cliente espera resposta rápida.
Que acha de criar um blog? O ideal é que algum profissional crie o site de forma otimizada para mecanismos de busca e com um layout para boa experiência de usuário. Mas caso não tenha como fazer esse investimento, existem ferramentas como WordPress.com e Blogger, onde você pode selecionar um layout interessante e criar conteúdo de qualidade e informativo.
Cronograma de ações
Um ponto essencial do planejamento. Sem um cronograma você pode deixar de executar algumas ações por não ter dia e horários definidos. Produzir conteúdo por exemplo, demanda tempo, esforço e dedicação. Ter esse cronograma vai ajudá-lo a focar no desenvolvimento do material, diminui a procrastinação e você terá uma rotina mais produtiva.
No Marketing Digital, você só terá resultados com um trabalho sequencial e duradouro. Manter um calendário e seguir esses passos vai ajudar passo a passo atingir os objetivos de médio e longo prazo.
Mantenha a constância!
Criar uma rotina para que seus seguidores acompanhem seu conteúdo é muito importante. Por exemplo: se você faz 4 posts por mês para o seu blog, não poste tudo de uma vez, ou 1 vez na primeira semana e os outros 3 na última. Divida esse conteúdo em tempos iguais. Poste 1 por semana. Assim seus usuários saberão que num determinado período ele vai encontrar sempre um conteúdo novo para ver.
Segmente:
Crie conteúdo regionalizando, é mais fácil atingir um público mais próximo, com menos concorrentes do que atacar geral. Com o sucesso de suas ações você poderá expandir o alcance delas. Você também pode acompanhar os dados dos relatórios das redes sociais e ver se seu público é mais feminino, masculino, idade e aprimorar o conteúdo para os usuários mais constantes em sua rede.
Análise e mensure os resultados:
Depois de lançar suas primeiras ações, comece a analisar as informações. Diferente de anúncios offline, no online você pode saber quantas pessoas viram um post no Facebook, quantos clicaram em um determinado link, quantas assistiram um vídeo, etc.
Utilize as informações de pagina do facebook. Para o seu site, utilize o Google Analytics para saber quantos estão acessando, páginas mais visitadas, como elas estão chegando no seu site, etc.
Junte esses dados e analise qual mídia gera mais participação. Por exemplo, se vídeos estão gerando mais comentários ou pessoas querendo saber mais do seu produto ou empresa, por que não aumentar as ações com essa mídia?
Lembre-se: se você não tem como investir no momento com agências ou profissionais de marketing digital, não fique parado. Feito é melhor que perfeito. Com o tempo você pode melhorando as ações e aumentando os resultados, você pode partir para um trabalho mais elaborado. O importante é que seu público encontre sua empresa e saiba dos seus produtos e serviços. Utilize o que está ao seu alcance para divulgar seu negócio. Seja criativo, planeje, execute e analise.
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