Otimização SEO: aumente a audiência do seu site e conquiste mais clientes

Em: 22/09/17 | Daniel Cambui

Otimização SEO - aumente a audiência do seu siteOtimização para mecanismos de busca (SEO) é hoje um dos principais pilares para gerar audiência e aumentar o tráfego do seu site. O que pode facilmente aumentar seus clientes que chegam ao seu site através do Google. Mas como fazer um trabalho de SEO bem feito e converter de forma eficiente os usuários em clientes? Esse artigo propõe responder essas pergunta e também definir da melhor maneira o que é SEO, como utilizar em seu site, maiores benefícios e como pensar em um texto otimizado para SEO.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, significa uma série de técnicas realizadas em seu site e para seu site que visam aumentar o número de acessos. Essa audiência chegará ao site através dos resultados de busca, como a do Google. A otimização do site com um trabalho bem feito de SEO fará com que o site apareça em boas posições nos resultados da busca. Será o bom ranqueamento que irá gerar mais cliques e consequentemente mais acessos. Quanto melhor o posicionamento nos resultados, provavelmente mais acessos seu site terá.

Fatores para uma boa otimização SEO?

Otimização no código:

  • O código do site precisa ser leve, evitando o uso excessivo de JavaScript, transições, animações, etc.
  • O código deve agir em conjunto com o conteúdo fornecendo uma estrutura semântica, onde o buscador possa identificar o que é cabeçalho, o titulo principal, o artigo, rodapé, etc.
  • As URL’s devem ser amigáveis, ou seja, em vez de ser exibida assim: algumsite.com/pagina1.html deve ser exibida assim: algumsite.com/como-perder-10-quilos-em-uma-semana (isto é apenas um exemplo 😉 ). Assim você estará fazendo um importante passo nas etapas de SEO.
  • Utilize layout responsivo. Hoje a maioria dos acessos aos sites vem através de dispositivos móveis. Caso seu site se adapte a esses dispositivos você será penalizado pelo Google, que dará preferência aos usuários os sites que serão melhor exibidos para eles.
  • Utilize o Sitemap para informar ao buscados todos os links do seu site.

Otimização do conteúdo:

  • Um bom título, que contenha a palavra-chave principal do texto. Tem que ser objetivo mas deve ter aproximadamente 55 caracteres.
  • Utilize URLs amigáveis. Já falamos um pouco disso em um parágrafo acima, mas é importante salientar que o link não deve fugir do assunto do título. Também deve conter a palavra-chave, de preferência no início.
  • Títulos e subtítulos definem a hierarquia do conteúdo. Por isso, as marcações Heading Tags são utilizadas em qualquer conteúdo otimizado. H1 define o titulo principal, H2 são subtítulos com importância secundária. Essa organização também ajuda o leitor a identificar a divisão e hierarquia do texto.
  • Otimize as imagens. dhs#%$#%.jpg não diz nada sobre uma imagem. Já melhor-paisagem-de-salvador.jpg informa do que se trata. Isso faz com que o buscador verifique se a imagem utilizada tem concordância com o texto. Também utilize a tag Alt Text, ele identifica ainda mais a imagem para o buscador, para leitores de telas utilizados por deficientes visuais, e no caso da imagem não carregar, essa informação aparece no lugar da imagem.

Existem dezenas de outros fatores a serem utilizados para um bom trabalho de SEO, como: linkagem interna e externa, link building, certificado de segurança, escolha de um bom servidor, etc.

A verdade é que não sabemos todos os fatores que um buscador usa para ranquear um site. Muitas dessas técnicas foram testadas e analisadas até o resultado ser comprovado. Por isso, o trabalho de SEO é contínuo. Os resultados precisam ser analisados e o site melhorado a cada dia.

Se você quer mais acessos comece agora mesmo sua otimização SEO

Se você quer pessoas chegando ao seu site de forma orgânica, comece imediatamente as ações de SEO. Os resultados virão, mas eles poderão levar alguns meses para você perceber o aumento do tráfego. No entanto, os resultados são concretos e duradouros. A partir do momento que você começar a ter um bom posicionamento e continuar o trabalho de SEO, sua autoridade vai aumentar. O efeito bola de neve será positivo. Pessoas chegam e fidelizam, compartilham, gerando mais acessos. A audiência gerando negócios e você percebendo como o trabalho está dando resultado.

Algumas empresas tem sua própria equipe para fazer esse trabalho, mas nem todas tem uma equipe ou pessoal para executar o SEO e o Marketing Digital. Se esse for o seu caso, conheça nosso serviço de Consultoria em Marketing Digital e saiba como podemos ajuda seu negócio a ter resultados.

CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL

Serviço de Consultoria em Marketing Digital

  • Implementando seu E-Commerce
  • Sua empresa nas Redes Sociais
  • apareça nos primeiros resultados do Google
  • Anuncie através de Anúncios Patrocinados
  • Email Marketing para ganhar clientes

SAIBA MAIS

Gostou do conteúdo? Receba novos conteúdos no email. Assine
Deixe seu comentário: