Conhecer o Google Analytics: tarefa obrigatória em marketing digital

Em: 04/05/17 | Daniel Cambui

Quando começamos a traçar uma estratégia de marketing digital, costumamos nos consumir com as rotinas de produção de conteúdo ou mesmo de configuração da nossa página ou blog. No entanto, muita gente esquece de uma tarefa fundamental: conhecer o Google Analytics a fundo e usá-lo da maneira correta.

Não é raro encontrarmos empresas e pessoas com sites muito bem construídos em termos de design e código, mas que, sem métrica alguma, navegam ao sabor da maré. Isso quer dizer que muitas vezes esquecemos de trabalhar com ferramentas confiáveis, que nos forneçam dados reais acerca do desempenho da nossa página.

Internet sem métrica é como andar no escuro. Você nunca tem certeza de onde está pisando e se o caminho adotado é o correto. Pense bem, sem um bom conjunto de dados, como você saberá se os conteúdos disponibilizados em sua página estão dando retorno? Como saber se esta ou aquela estratégia é a correta sem uma análise criteriosa e sistemática de métricas?

Mensurar os diversos fatores que interferem na presença da sua empresa na internet é de vital importância, uma vez que se constitu em diferenciais para a concretização de muitas e boas oportunidades para seu negócio.

Começando a conhecer o Google Analytics

O Google Analytics (acesse aqui) é um serviço gratuito oferecido pela Google que, através da configuração de um código de rastreamento no seu site, é capaz de gerar um conjunto poderoso de dados para medir e analisar a presença digital da sua página e o desempenho das suas campanhas.

Mais do que um demonstrativo de números e gráficos, o Analytics pode identificar taxas de exibição e hits (saiba o que é) de uma página. Além de fornecer um conjunto complexo de dados sobre o seu público, como localização geográfica do visitante, meio de acesso ao site, tipo de sistema operacional, navegador, e outras tantas combinações analíticas que podem ser acompanhadas em períodos diários, semanais, mensais e anuais.

Por ser uma ferramenta gratuita e chancelada pela qualidade da maior empresa de internet do mundo, o Analytics não é só “mais uma” ferramenta. Ele é fundamental para qualquer profissional que pretenda se arriscar no universo do Marketing digital.

Por isso que conhecer o Google Analytics é tão importante para o seu projeto. Entender os parâmetros e métricas dessa poderosa ferramenta, pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual o caminho trilhar na web…

Principais métricas

Pensando nisso, elaboramos uma série de posts para mostrar aos nossos leitores como funciona e como configurar adequadamente uma conta na ferramenta.

Para hoje elaboramos um resumo com as principais (e mais básicas) métricas para você que está começando a conhecer o Google Analytics.  São alguns conceitos iniciais que vão te ajudar a entender melhor as informações disponibilizadas pela ferramenta acerca do tráfego e público do seu site.

Sessão (Visitas) – Esse é o número total de visitas que o site recebeu num determinado período. Trata-se de um dado de variação de audiência, que mostra quantas pessoas estão acessando o seu site e, consequentemente, estão sendo atingidas pelo que você e sua empresa estão oferecendo.

Conhecer o Google Analytics é essencial para um melhor desempenho

Dashboard do Analytics

Usuários (Visitantes únicos) – Indica as pessoas que visitaram sua página uma única vez num determinado período. Por exemplo: se eu peço ao sistema um relatório semanal, e uma pessoa visitou meu site 10 vezes nessa semana, apenas será computada uma visita única Nesse período.

Porém, se for solicitado um relatório diário e uma pessoa tiver acessado minha página uma vez a cada dia (num período de sete dias), serão computadas sete visitas únicas. Porque a base de recorte temporal é outra.

Em outras palavras, a contagem de visitas únicas varia com o recorte temporal do relatório solicitado.

Trata-se de uma métrica importante, pois pode mostrar uma tendência do seu site em atrair visitantes novos num espaço de temporal X ou Y. Com esse tipo de dado, você também poderá medir o quão fiel seu público é.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate) – Outra métrica importantíssima. Pois demonstra, em níveis percentuais, a rejeição das pessoas ao conteúdo oferecido pelo seu site. Em outras palavras, o Bounce Rate indica o número de pessoas que deixam o seu site após visualizarem apenas uma página.

Essa taxa de rejeição não deve ser encarada com desespero. É comum que determinadas páginas (como páginas de blog, por exemplo) gerem um número alto de rejeição. Isso acontece porque quem acessa esses conteúdos o faz porque procura exatamente aquilo que está publicado e, muitas vezes, não se interessa em navegar por outras páginas.

Páginas por sessão – Trata-se do número médio de páginas que determinada pessoa visita dentro do seu site por cada acesso. Veja que esse dado se relaciona diretamente com a taxa de rejeição. Pois, quanto mais páginas um usuário visita, menor a taxa de rejeição ao seu site.

Então a estratégia de aumento do número médio de páginas por visita necessariamente irá refletir na diminuição do Bounce rate do seu site.

Então, nosso conselho é que você pense em estruturar da melhor forma possível as suas páginas. Invista em Calls-to-actions (chamadas) para instigar o leitor a conhecer outros conteúdos do site.

Duração média da sessão – Esse dado representa o tempo médio que cada visitante passa em suas páginas. Essa métrica vai variar muito a depender do tipo de conteúdo que você apresente.

Um blog, por exemplo, pode ter alta taxa de rejeição e, mesmo assim, ter média de duração da sessão elevada, se disponibilizar ao seus leitores conteúdos mais amplos, completos e relevantes.

Comece a usar o Google Analytics a seu favor

Sem dúvidas, quando o assunto é métrica na internet, estamos falando da melhor ferramenta gratuita disponível no mercado. São centenas de recursos disponíveis para melhorar a performance do seu site. Então, comece agora mesmo a conhecer o Google Analytics mais a fundo e a usar esse arsenal de dados a seu favor. Afinal, métricas certas e confiáveis, associadas a um conhecimento adequado, só podem resultar em boas estratégias para você e sua empresa.

Esse post é apenas o início da nossa viagem pelo Analytics. Na nossa próxima publicação, vamos demonstrar como configurar corretamente a ferramenta e começar a produzir os primeiros conjuntos de dados.

Então, fiquem de olho no nosso blog e aprendam os segredos dessa ferramenta extraordinária!

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