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13
fevereiro 2014

Plano de comunicação digital para sua pequena empresa

Muito comum hoje, são grandes empresas e corporações inovadoras investirem em comunicação online. O Plano de Comunicação em Mídias Digitais englobam: links patrocinados, mídia paga e orgânica em redes sociais, SEO e muito mais. No entanto, elas gastam valores altos com profissionais e agências que tem um custo elevado para realizar esse trabalho. Apesar de gerarem bons resultados.

É POSSÍVEL MINHA PEQUENA EMPRESA TER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA MÍDIAS DIGITAIS?

Há também empresas que já têm uma consciência da importância do Marketing Digital e vão além no uso do próprio site e das redes sociais, mas não planejam ou elaboram um plano de comunicação, por mais simples que seja, para nortear o objetivo e mensurar resultados provindos de ações online.

Sim. É possível. Com uma estratégia bem definida e gastando pouco, sua empresa pode colher bons frutos utilizando a internet e as redes sociais para divulgar seu negócio. O problema é quando as empresas acham que ter apenas um simples site pode fazer a roda girar. Do nada clientes caírem no seu site e começar a fazer negócio. Puro engano! Não entre nessa. Não fique achando que um site ou um perfil nas redes sociais vão fazer seu negócio estourar.

Sem planejamento ou plano de comunicação, as coisas não vão acontecer. A notícia boa, é que com algumas estratégias você poderá nortear as ações, mensurar e ter resultados pelo meio online.

Preste atenção! Não estou dizendo que essas ações vão salvar sua empresa ou transformá-la numa máquina de vendas. Se todas as empresas pudessem, eu aconselharia contratar profissionais ou empresas especializadas para desenvolver as estratégias e executá-las. Mas, em muitos casos ainda não é possível fazer tal investimento.

Para estes casos, desenvolvi alguns pontos importantes para desempenhar no planejamento de suas ações de comunicação:

Objetivo principal:

Defina o objetivo central de sua pequena empresa.

Qual a meta? Reduzir estoque acumulado, lançamento, relacionamento, audiência nas redes sociais…

Público-alvo:

Qual o perfil do seu target? Homem, mulher, idade, classe, estilos, interesses…

Você já ouviu falar em persona? Acesse esse link e conheça um pouco mais. Conhecer a persona ou personas de seu pública vai ajudar muito no planejamento de suas ações.

Estratégias:

Qual o conceito e o tom da comunicação? Sério, divertido, etc.

Defina o tom da comunicação: sério, engraçado, formal, informal.

Vai ser informativo ou vai focar em produtos ou serviços?

Tem um slogan ou chamada? Baseie-se no tom da campanha.

Estude seu público e veja onde eles estão. Quais as ferramentas e redes sociais que eles mais utilizam.

Se você divulgar um canal de comunicação como Whatsapp ou Facebook Messenger, certifique que sempre terá alguém que responda de forma confiável e rápida. Afinal, na internet e principalmente nestas ferramentas, o cliente espera resposta rápida.

Que acha de criar um blog? O ideal é que algum profissional o crie de forma otimizada para mecanismos de busca e com um layout para boa experiência de usuário. Mas caso não tenha como fazer esse investimento, existem ferramentas como WordPress.com e Blogger, onde você pode selecionar um layout interessante e criar conteúdo de qualidade e informativo.

Segmente:

Crie conteúdo regionalizando, é mais fácil atingir um público mais próximo, com menos concorrentes do que atacar geral. Com o sucesso de suas ações você poderá expandir o alcance de suas ações.

Análise e mensure os resultados:

Depois de lançar suas primeiras ações, comece a analisar as informações. Diferente de anúncios offline, no online você pode saber quantas pessoas viram um post no facebook, quantos clicaram em um determinado link, quantas assistiram um vídeo, etc.

Utilize as informações de pagina do facebook. Para o seu site, utilize o Google Analytics para saber quantos estão acessando, páginas mais visitadas, como elas estão chegando no seu site, etc.

Junte esses dados e analise qual mídia gera mais participação. Por exemplo, se vídeos estão gerando mais comentários ou pessoas querendo saber mais do seu produto ou empresa, por que não aumentar as ações com essa mídia?

Plano de Comunicação Digital para Pequenas Empresas

Plano de Comunicação: Planeje, execute e analise.

Lembre-se: se você não tem como investir no momento com agências ou profissionais de marketing digital, não fique parado. Feito é melhor que perfeito. Com o tempo você pode melhorando as ações e tendo resultados, você pode partir para um trabalho mais elaborado. O importante é que seu público encontre sua empresa e saiba dos seus produtos e serviços. Utilize o que está ao seu alcance para divulgar seu negócio. Seja criativo, planeje, execute e analise.

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