X

Otimização de URL: Elaborando uma construção amigável

Um aspecto importante de qualquer projeto de SEO que muito comumente passa despercebido é o processo de otimização de URL.  Além do trabalho com os títulos, construir uma boa URL (amigável e otimizada) é essencial para o sucesso do seu projeto.

Mais uma vez o que conta é experiência do leitor / visitante do seu site. Uma URL fácil de entender, que revele de cara de que se trata o conteúdo da página, faz com que seu público saiba, já pelo endereço eletrônico disponível no navegador ou nas SERP’s (não sabe o que significa? clique aqui) dos mecanismos de pesquisa, se aquela página contém o que ele precisa.

Então, não tem jeito. O trabalho de SEO começa nesses pequenos detalhes. Desde a construção da URL das nossas páginas precisamos nos preocupar em explicitar a palavra-chave na qual se ancora o conteúdo que oferecemos. Vejamos agora quais os principais fatores para otimizar as URLs  dos nossos sites e projetos de maneira eficiente:

Quando se trata de otimização de URL, tamanho é documento

Uma recomendação recorrente entre todos os profissionais de SEO é que as URL´s sejam curtas. Prefira redigir endereços com, no máximo, 75 caracteres. Isso permite que eles fiquem mais claros na hora da navegação.

Títulos longos comprometem o entendimento do leitor e isso não é bem visto pelos mecanismos de busca. Então, precisamos ter bom senso na hora de escolher os termos que serão relevantes para uma melhor identificação do conteúdo que disponibilizamos. Nessa hora, nunca se esqueça de mencionar a palavra-chave utilizada na otimização!

Evite URLs automáticas e baseadas em códigos

Não é difícil encontrar sites que gerem URLs automáticas e baseadas em códigos e linguagens de programação. Essas URLs se tornam incompreensíveis para o leitor e acabam se tornando um fator de classificação negativo para o seu site.

Por exemplo, uma URL como essa: <www.lamparinaweb.com.br/categorias.php?codigo=1450> não aponta claramente para nenhum tipo de conteúdo. Ela apenas se refere a alguns marcadores que nenhum sentido fazem para os leitores e, consequentemente, para os spiders dos mecanismos de busca.

Uma Otimização de URL eficiente deve levar em conta que a palavra-chave na qual se baseia o conteúdo deve estar em evidencia. Por isso deve se pensar desde sempre num endereço otimizado para os nossos conteúdos. Um dica é utilizar o título das postagens como base para construir a URL mais adequada para a sua página.

Por exemplo, se você pretende escrever um artigo com o título “aprenda as melhores práticas em marketing digital do mercado”, indique esse conteúdo de forma direta e clara na URL. Seria mais ou menos assim:  <www.seusite.com.br/melhores-praticas-marketing-digital>.

Escolha uma boa plataforma

Atenção. Se o seu site não dá a possibilidade de construção de uma URL amigável, está na hora de pensar em mudar de plataforma ou procurar seu programador para modificar esse entrave.

Algumas plataformas, como o WordPress, criam URLs amigáveis automaticamente. Isso ajuda muito na construção das estratégias e aplicações de SEO. No entanto, ainda é comum nos depararmos com clientes que usem sites em outras linguagens (como PHP ou ASP). Nesses casos, muitas vezes, construir endereços amigáveis requer uma reformulação no sistema de gerenciamento de conteúdo, se tornando missão quase impossível.

Por isso,na hora de criar seu site é importante optar por plataformas que nos deem a possibilidade construir URLs amigáveis. O segredo é pesquisar um pouco e conversar bem com o seu programador antes de iniciar o projeto de desenvolvimento.

Posicione a palavra-chave já no início da URL

Sempre que possível, posicione a palavra-chave do seu conteúdo no início da URL. Evite um encadeamento muito extenso de pastas e sub-pastas. Afinal, quanto mais profundo for o posicionamento do seu conteúdo, mais difícil se tornará a experiência do seu leitor. Lembre-se da importância de uma boa arquitetura de informação.

Separe os termos com Hífen

Outro detalhe que deve ser observado na hora de executar uma otimização de URL é que, ao construir uma URL amigável, devemos separar os termos utilizando Hífen (nada de underline) e sem acentuação.

Prefira sempre uma URL escrita assim: <www.seusite.com.br/melhores-praticas-marketing-digital> do que assim: <www.seusite.com.br/melhorespraticasmarketingdigital>. Pode parecer um detalhe, porém essa é considerada uma boa prática em SEO que pode fazer uma diferença considerável no seu projeto.

Vai mudar suas URLs agora mesmo? Cuidado!

O aconselhável é que você reflita e estude antes de fazer isso. Não mude as URLs do seu site sempre que achar que existe um problema. Observe as variáveis com paciência para avaliar com precisão se a mudança compensa. Para isso, analise os dados disponíveis, verifique a autoridade da página que será modificada, o tráfego que está gerando…

Se depois dessa análise detida, você se mantiver convencido da necessidade da mudança, não se esqueça de gerar os redirecionamentos 301 para a nova URL. Dessa forma, você estará agindo com mais segurança e poderá evitar transtornos maiores, como a perda repentina de Page Rank.

Mas, lembre-se: não saia redirecionando tudo a uma única URL para ganhar tempo. Faça esse processo corretamente: redirecione as páginas modificadas àquelas que realmente correspondem ao conteúdo no mapa site.

Otimização de URL nasce junto com as primeiras linhas do seu projeto

Perceba que otimizar URLs é um processo contínuo e minucioso. Ele deve começar desde as primeiras linhas do seu site e acompanhar seu trabalho de produção de conteúdo até o final. Com o tempo, tal estratégia, associadas a outras práticas de SEO, fará com que suas páginas ganhem mais tráfego orgânico e se posicionem melhor nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Afinal,  em SEO cada detalhe é componente importante numa estratégia de sucesso.

admin:
Related Post