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Otimização on Page: trabalhando com a Tag Title

A internet está repleta de dicas de SEO básicas para o seu projeto de otimização se sites. Muita gente escreve ótimos tutoriais para você começar nessa vida da otimização on Page e do SEO.

Na Lamparina entendemos que esse momento inicial, em que buscamos avidamente um conhecimento mais pormenorizado sobre os assuntos que tratamos no marketing digital, é crucial para determinar o seu sucesso nessa área.

No entanto, mesmo nessa imensa selva de opiniões, tutoriais e dicas, não há dúvida que a melhor maneira de construir um processo bem sucedido de otimização on page é focar e compreender como cada um dos elementos de uma página Web, presente no desenvolvimento e aplicação de conteúdos, pode influenciar diretamente no resultado de indexação e ranqueamento do seu conteúdo nos mecanismos de busca.

O começo de tudo: a tag title em um projeto de otimização on page

Sim, o trabalho de otimização de sites é minucioso e requer um pouco de atenção aos detalhes. Afinal, um pequeno deslize poderá afetar todo o conjunto do seu trabalho e fazer despencar os seus resultados. Por isso, o foco em cada tarefa, sem ceder à tentação de pular etapas, é fundamental.

Nesse post focaremos em um dos aspectos mais importantes para qualquer trabalho de otimização de sites: a tag de título.

De que estamos falando?

A tag title nada mais é do que um trecho do código HTML da sua página que serve para descrever determinado conteúdo. Para os mecanismos de busca essa tag funciona como uma bússola, pois indica qual o tema central de um conteúdo específico.

Encontrar a Tag title não é difícil. Basta observar o código-fonte da sua página e procurar por um trecho semelhante a esse:

< html >

< head > < title > Texto do título </ title >

< meta name =” description” content =” texto da descrição da sua página.” >

< meta name =” keywords” content =” Palavras-chave do conteúdo em questão” >

</ head >

< body >

A tag title está localizada dentro da área de < head > do código da suas páginas. Ou seja, ela está na “cabeça” da estrutura HTML do seu conteúdo. Por isso que esse marcador é tão importante num projeto de otimização (ou reotimização) de sites. Afinal, a criação de um título relevante, condizente com o conteúdo desenvolvido e focado nas palavras-chave certas, compõe uma das variáveis mais importantes para atingir um posicionamento nas SERP’s dos mecanismos de busca.

Construindo um título eficiente para os seus posts

Então, se você está pensando em alavancar a presença das suas páginas na internet através da oferta de conteúdo qualificado, não se esqueça que tudo começa por um título adequado.

Assim sendo, preste atenção em alguns fatores importantes:

  • Um título deve ter no máximo setenta caracteres: Títulos longos são cortados na hora de aparecer nas SERP’s (veja a definição) dos mecanismos de busca. Isso não bloqueia a indexação, mas pode gerar uma confusão e o texto poderá parecer sem sentido para quem está fazendo a busca.
  • Não coloque o nome do site antes do título: lembre-se que em idiomas ocidentais os mecanismos de busca começam a ler os textos da esquerda para a direita. Então, prefira inserir o nome do seu site depois do título, assim, você pode evitar alguns problemas de posicionamento nos sites de busca.
  • Coloque as palavras mais importantes início do título: Isso porque a palavra mais à esquerda tem sempre mais importância para os mecanismos de busca configurados em idiomas ocidentais.
  • Não exagere nas palavras-chave: Lembre-se que você está escrevendo para humanos (seus leitores) e não para o robô do Google. Então, nem pense em transformar o título de sua página web num ajuntado sem sentido de palavras-chave. Privilegie sempre a experiência do usuário.
  • Seja objetivo, mas nada de economia exagerada: A tag title deve definir exatamente o conteúdo que o leitor encontrará na página. Porém, isso não pode ser uma prisão. Seja objetivo na hora de escrever, mas não seja mecânico.
  • Cada página deve ter seu título: Nunca coloque apenas o nome do seu site na tag title. Isso irá cegar os mecanismos de busca na hora de definir se seu conteúdo é relevante para determinado termo ou palavra-chave. Procure ser o mais específico possível, mas sempre se voltando ao conteúdo em si.

Atraia mais cliques

Com títulos bem construídos, a possibilidade do seu projeto de otimização on page ser bem sucedido aumenta. Claro que o trabalho de SEO não se resume a isso. Porém, ele começa por aí.

Então, passe a otimizar primeiro os seus títulos. Para isso prefira frases e perguntas que, além de descrever, estimulem a curiosidade do leitor, destacando sempre os diferenciais e benefícios que seu produto, serviço ou conteúdo buscam solucionar.

Lembre-se: boa parte das pessoas navega na internet em busca de soluções rápidas e fáceis de encontrar. Ofereça isso a eles. Use a emoção e a sonoridade das palavras em favor do seu projeto. Só assim, começando por um bom título, você conseguirá que seu conteúdo flua pela cabeça de quem o lê na Web.

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