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Qual o investimento mínimo para vender na internet?

A dúvida é recorrente e faz parte dos questionamentos de todas as empresas que estão ingressando no Marketing Digital para criar sua presença na internet. Mas por questões de orçamento e faturamento, essa dúvida é ainda maior para os pequenos negócios. São eles que tem um orçamento apertado e querem ver rapidamente alguma resposta positiva nas ações para crescerem e se tornarem sustentáveis de fato.

O fato é que uma estratégia abrangente, completo e bem planejada geram resultados eficientes e em muitos casos eficazes. Mas isso é motivo para os pequenos negócios não não investir em Marketing Digital? Claro que não. Alguns pequenos negócios divulgam seu produtos através de redes sociais e conseguem alguns bons resultados por iniciarem a presença digital da empresa no Facebook ou Instagram, por exemplo. E a partir desses resultados começaram a partir para pequenos investimentos em mídia paga.

Cuidado com ansiedade pelo resultado imediato

Muitas empresas investem esperando que em um piscar de olhos aquele investimento retorne multiplicado para o bolso no dono. Mas é importante entender que algumas ações em campanhas inovadoras só terão resultados depois da analise das ações em curso, ajustando e melhorando com base em dados da campanha.

Isso significa que as ações geram métricas e dados. Esses dados devem ser analisados e pontos que necessitam ajustes sofrerão alterações. Esse ciclo é contínuo, pois quanto mais dados, mais informações poderão servir de base para aperfeiçoar a campanha e consequentemente gerar mais resultados.

Onde posso investir em Marketing Digital?

Existem inúmeras ferramentas onde se pode investir em Marketing Digital. As ações vão depender do objetivo e público de cada negócio, mas segue alguns exemplos:

  • Desenvolvimento de site otimizado
  • Google Adword
  • Google Shopping
  • Facebook Ads
  • Ferramentas de disparo de Email Marketing

Há também um investimento em Consultoria no Marketing Digital. Isso pode parecer um gasto maior, mas um consultor pode sugerir a alocação de verba para a ferramenta mais adequada e otimizar as campanhas para que o retorno sobre o investimento aumente. Ou seja, o que parecia um gasto acaba se transformando em investimento.

Algumas dicas para quem não pode investir no momento

Saia no lugar. Se sua empresa ainda não está na internet, crie o perfil empresarial dela no Facebook (fanpage), Instagram (e outras redes sociais onde seu público deve estar) e publique periodicamente conteúdo sobre o que você faz. Lembre que o público gosta de conteúdo relevante, então não saia postando um caminhão de anúncios cansativos. Poste dicas relacionadas ao seu negócio, lance enquetes, poste fotos do dia a dia, responda comentários e as mensagens rapidamente.

Peça ajuda dos amigos e parentes, pedindo de forma educada e sutil que eles compartilhem e divulguem seu negócio nos perfis deles, como você de apresentar seu negócio. Se não tiver como contratar o desenvolvimento de um site, crie um site ou blog gratuito (recomendamos que assim que puder contrate o desenvolvimento) apesar de terem limitações, de alguma forma você estará aumentando sua presença digital.

Afinal, qual o ideal para investir em Marketing Digital?

Para pequenos negócios, tradicionalmente no Marketing, era comum o investimento entre 3 a 5%. No Marketing Digital o ideal é que se invista entre 3 a 7%. Se você vende pela internet e tem um e-commerce, o valor mínimo indicado fica entre 5 a 10%.

Se sua mão treme ou você ainda desacredita no Marketing Digital, comece com um valor menor, fixo e assim que os resultados forem aparecendo, vá aumento. Neste tempo, as campanhas devem ser ajustadas para melhorar os resultados e você tenha resultados gratificantes.

Lembre, a Consultoria de Marketing pode lhe auxiliar num desenvolvimento de boas campanhas e aumentar o ROI do investimento. Conheça mais sobre a nossa Consultoria em Marketing Digital.

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