Quando um profissional de marketing inicia sua jornada em busca de mais acessos para um determinado site, o sonho é sempre o mesmo: de um dia estar na primeira página do Google e atingir milhares de acessos/dia. No entanto, muitos fatores vão entrar no raio de ação desse profissional. Mas, um é especialmente importante: o ato de planejar palavras-chave.
Sem planejar palavras-chave muito provavelmente o seu site não conseguirá atingir o nível de visitas orgânicas que deseja e necessita. Por isso, um bom trabalho de pesquisa dessas palavras é fundamental na hora de pensar e construir o conteúdo que será disponibilizado ao público. Afinal, é a partir desses termos e expressões de referência que os sites de busca irão posicionar sua página nos seus índices. Dito de outra forma, são as palavras-chave que guiam os robôs dos mecanismos de busca na hora de direcionar o internauta para este ou aquele resultado.
Então, se você quer fazer parte daquela listinha seleta que aparece sempre que você faz sua pesquisa na web, antes de qualquer coisa, você precisa saber quais assuntos interessam ao seu público-alvo (sua persona): o que seus futuros visitantes e clientes estão pesquisando? Quais as palavras são mais recorrentes nessas buscas? Entender isso é fundamental para que sua página possa oferecer um conteúdo realmente de valor e, assim, conseguir um número aceitável de buscas orgânicas, visitas e oportunidades de negócio.
Começando a planejar suas palavras-chave
Pense da seguinte forma: para definir o tema de qualquer conteúdo (seja ele um artigo num blog ou mesmo a descrição de um produto na sua loja de Ecommerce) é preciso descobrir quais os termos de referência são mais usados pelo mercado para abordar o assunto. Ao Descobrir esses termos usados pela sua persona (leia-se público-alvo), você tem uma arma poderosa na mão, capaz de impulsionar sua página.
No entanto, é fundamental que você pesquise através de ferramentas apropriadas e confiáveis: os chamados planejadores de palavras-chave. Existem sites que prestam esse serviço de maneira muito profissional na internet, como SEMRush, o SEOMoz . Porém a mais famosa ferramenta é mesmo o planejador do Google, o Keyword Planner, presente no Google Adwords.
Nesse tutorial você aprender os primeiros passos para usar corretamente o Keyword Planner do Google. Confira:
Então comece hoje mesmo a planejar seu conteúdo a partir das palavras-chave corretas. Assim, seu site estará dando um grande passo rumo às posições de destaque na web.