Um dos fatores importantes na hora de otimizar sites para os mecanismos de busca na internet é o trabalho de arquitetura de informação. Tal fator muitas vezes passa despercebido por alguns profissionais de SEO, mas uma boa arquitetura informacional pode ser o diferencial para um projeto de otimização bem sucedido.
Nesse post vamos mostrar porque um profissional de marketing digital e SEO deve ser preocupar em construir uma arquitetura informacional bem feita e quais as principais requisitos para que se possa elaborar um projeto diferenciado.
A importância de uma arquitetura de informação otimizada
Em primeiro lugar é preciso que recordemos que os robôs dos sites de buscas, apesar de inteligentes, não conseguem raciocinar como humanos. Eles não têm o senso de interpretação ou mesmo o poder intuitivo de diferenciação que nós adquirimos ao longo da vida. Bem por isso, tais mecanismos sempre sofrem com limitações técnicas na hora de indexar corretamente as páginas. Muitas vezes, um conteúdo relevante desaparece dos mecanismos de busca somente por não integrar uma estrutura informacional lógica, que “guie” esses mesmos mecanismos pelo caminho certo.
Em outras palavras, um bom profissional de marketing digital deve estar atento para que os sites, antes de qualquer coisa, tenham usabilidade e uma estrutura de informações adequada. Esses dois quesitos serão pilares para que um conjunto de páginas online tenha uma estrutura lógica capaz de guiar corretamente os robôs de busca.
Arquitetos da informação
Dessa forma, um arquiteto da informação deverá organizar os padrões em dados. É papel desse profissional simplificar uma estrutura complexa de informações para que, assim, se crie um “caminho” ou um mapa dos caminhos da informação até o conhecimento.
Tudo pode parecer demasiadamente abstrato, mas, na verdade a arquitetura de informação nada mais é do que um trabalho lógico em busca da clareza, do entendimento que leva a determinada decisão. Se pensarmos que a meta dos mecanismos de busca é se parecer com os humanos em suas escolhas complexas, perceberemos com ainda mais facilidade que aquilo que nos agrada quando visitamos uma página também comporá os pontos a serem considerados nas escritas dos algoritmos dos robôs de pesquisa.
Dessa forma, um site visualmente agradável, com boa usabilidade, onde encontramos as informações de maneira mais rápida (com poucos cliques), através de um layout agradável, irá influenciar de maneira decisiva no processo de alavancagem dos seus conteúdos na web. Por isso, dizemos que somente um conteúdo relevante não nos leva ao sucesso na internet. Um bom site, com páginas bem estruturadas é fundamental.
Então, o que observar na arquitetura de informação
Claro que esse processo de construção está repleto de padrões técnicos que, aqui, não poderemos reproduzir. Mas, dentre muitos aspectos, separamos seis, que serão especialmente fundamentais na hora de se iniciar um bom projeto de arquitetura de informação para o seu site:
- Posicione seus conteúdos de uma forma que seu público precise de poucos cliques para ter acesso completo: Esconder o que produzimos abaixo de toneladas de hiperlinks não ajudará na clareza semântica das nossas páginase acabarápor desestimular o nosso público-alvo.
- Crie páginas com, no máximo, cem links: mais que isso irá sobrecarregar os mecanismos de busca e será um fator negativo para a indexação dos seus conteúdos.
- Crie um fluxo semântico lógico dentro das suas páginas: evite ficar “zeguezagueando” entre conteúdos para apontar para o que realmente importa. Seja direto. Construa uma estrutura de links de maneira clara.
- Subdomínios não devem ser usados repetir conteúdo: Nunca crie um subdomínio apenas para replicar conteúdos frios no intuito de conseguir mais backlinks. Isso poderá derrubar a autoridade da sua página. Utilize subdomínios quando realmente precisar organizar informações novas.
- Não abuse dos redirecionamentos: Redirecione páginas somente se necessário. Não resolva seus problemas de arquitetura apenas criando encaminhamentos, isso pode acabar tornando a arquitetura do seu site um emaranhado de atalhos, o que não é nada positivo para os robôs de busca e para as pessoas que navegam por ele.
- Por fim, construa URL´s amigáveis: nomear os links aleatoriamente, com sequências de letras e números sem sentido, faz com que a busca pelo seu conteúdo se torne difícil. Prefira URL´s estáticas, que indiquem exatamente, por meios das palavras-chave escolhidas, onde o seu conteúdo está.
Enfim, a arquitetura de informação é aspecto fundamental em qualquer projeto de otimização de sites. Afinal, sistemas mal planejados, que cresçam rizomaticamente, sem ordem, tornam-se estruturas demasiadamente complexas, que dificultam e muito o trabalho das pessoas e spiders na hora de encontrar o que precisam!