Depois de aprender sobre a importância de ter uma boa ferramenta de métricas digitais em nossos projetos, é hora de saber como configurar o Google Analytics – a melhor ferramenta gratuita do mercado.
Configurar corretamente o Analytics é fundamental não só para que ele funcione de maneira correta enquanto sistema, mas para que ele possa fornecer o conjunto de dados necessários para a montagem das melhores ações de marketing digital para a sua empresa.
Na Lamparina, quando criamos nossos planejamentos de ações em SEO e/ou PPC, costumamos dizer que, para montar uma estratégia de Marketing Digital correta, que gere resultados, devemos começar pelo começo. E esse começo é uma análise detida e bem feita de dados e métricas sobre a presença digital de pessoas e empresas na Web.
Nesse post vamos mostrar todos os passos que você deve seguir para configurar o Google Analytics de maneira correta em seu site. Os passos são simples, mas vão requerer um pouco de atenção e um mínimo conhecimento técnico. Então preste bastante atenção:
Primeiros passos para configurar o Google Analytics
A primeira coisa a se fazer para uma boa configuração do Analytics é criar uma conta no site do serviço. Essa parte é muito fácil (não vai tomar mais que 10 minutos) e se resume a poucos passos básicos que qualquer pessoa pode executar. Confira:
- Acesse o site do Google Analytics: http://www.google.com/analytics
- Clique, no canto superior direito da tela, em “Criar uma conta”
- Para fazer o login, você deverá inserir sua conta de email do Gmail. Se você ainda não tem uma conta do Google, basta criá-la.
- após o login, “Inscreva-se” ou “Sign up”.
Pronto! Após esses primeiros passos, você será encaminhado para uma página de configuração da nova conta. Fique atento para definir alguns detalhes importantes:
- Nome da conta: identifique sua conta de maneira clara e direta. Lembre-se que uma conta de e-mail pode gerir diversos sites. Ter uma identificação precisa pode te poupar tempo na hora de localizar determinado conjunto de informações.
- Nome do website: A mesma regra se coloca para a nomeação de websites. Organize e identifique com precisão os site com os quais você ou sua empresa está trabalhando.
- URL do website: insira o endereço eletrônico do site a ser analisado (Ex: “https://www.lamparinaweb.com.br”)
- Fuso Horário: Muita gente deixa essa configuração passar batido, ou mesmo brinca com ela colocando horários de países estranhos. Esse é um erro grave, pois com o fuso errado, todo o conjunto de dados acerca dos hábitos de seus visitantes, ficam comprometidos, perdendo fidedignidade.
Realizadas essas primeiras etapas, siga as orientações de Configuração do compartilhamento de dados apontadas pelo próprio Analytics. A função desse procedimento é permitir que seus dados sejam analisados diretamente pela equipe do Google. Então seja cuidadoso ao marcar as opções.
Feito isso, aceite os Termos de Compromisso e sua conta estará criada.
Porém, nada de comemoração antecipada, pois a ferramenta só irá funcionar após algumas outras configurações. Continue acompanhando.
É hora do Código de acompanhamento
Mesmo com uma conta criada, o Analytics não irá fornecer dado algum se você não configurar um código de rastreamento diretamente no HTML do seu site. Trata-se de um mecanismo de autenticação baseado na inserção de algumas linhas de texto no código fonte do seu site.
Assustador essa coisa de código, né? Mas, calma. Não é nada difícil realizar esse procedimento. É só seguir as seguintes orientações:
Ao finalizar o cadastro da sua conta, o Analytics irá mostrar a opção de solicitação de uma ID de rastreamento. Veja:
Clique no botão correspondente à solicitação de ID. Ao fazer isso, você será encaminhado para a página onde se encontra o código de acompanhamento.
Você precisará copiar esse código por inteiro (sem nenhuma letra a menos) e colá-lo no código-fonte de cada página que você deseja acompanhar. Nesse momento, se você não entende nada de HTML, sugerimos que procure um especialista. Pois, em se tratando de código, uma letra, um mísero símbolo a menos pode causar muitos problemas.
No entanto, sendo você ou não quem faça a instalação, é importante que você siga a risca todas as orientações do Google. Por isso não se esqueça nunca (jamais) de colocar o código logo antes do fechamento da tag “head” (</head>) das páginas que você deseja acompanhar (Viu? melhor procurar um especialista).
Não deixe de configurar (e usar) o Google Analytics
Vejam que configurar o Google Analytics é um procedimento fácil! Com esses poucos passos você já poderá usufruir dessa poderosa ferramenta. Mas, lembre-se, o processo não para aí. Para que os dados gerem resultados eles precisam ser interpretados e essas interpretações precisam gerar ações consistentes e, acima de tudo, conscientes.
Esse trabalho de construção e interpretação dos dados não nasce da noite para o dia, depende de muita paciência e de uma conhecimento adquirido sobre a área de marketing digital e SEO.
Porém, com dedicação e algumas horinhas de estudo, você logo vai dominar essa ferramenta poderosa para análise de dados e obter ótimos resultados.