Analisar os dados do Google Analytics de maneira correta é talvez a principal tarefa de quem busca uma visão mais clara do desempenhos de suas campanhas e ações na Web. Nesse sentido, muitas estatísticas tem grande importância, mas, dentre elas, compreender como funcionam os canais de aquisição é tarefa primordial.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é somente o número de visitas ou pageviews que determinam o sucesso de uma campanha. Mas, sim o cruzamento de uma gama de fatores muito maior. Em outras palavras, para alcançarmos um nível de excelência em nossas ações, potencializando o desempenho do(s) nosso(s) site (s), precisamos compreender dados e métricas de maneira cada vez mais racional e atenta.
Nesse sentido, um dos mais efetivos relatórios gerados pelo Google são as fontes ou canais de aquisição. Afinal, são com esses dados que podemos, enquanto analistas de marketing digital, enxergar com mais clareza quais os “caminhos” estão gerando mais tráfego e até mais conversões para o nosso site, blog ou loja virtual.
Canais de aquisição numa camada mais profunda de análise métrica
Mais especificamente, estamos nos referindo a uma camada de análise métrica capaz de indicar quais as principais fontes para uma futura atração de leads e até clientes para o seu funil de venda.
Os canais de aquisição são mais do que uma métrica fria. Elas podem ser ponto de partida para o nascimento de insights para que se fundamente uma análise da qualidade e efetividades das diversas ações e mídias.
Partindo dessa métrica, podemos definir quais os canais de atração de novos Leads são mais importantes e efetivos em nossa estratégia e, assim, calcular ações importantes como, por exemplo, a quantidade de investimento em determinada mídia/ação.
Por isso, precisamos estar sempre vigilantes quanto ao desempenho dos canais (e sub-canais) diversos e analisar os resultados que estes podem gerar versus o que realmente geram. Em outras palavras, precisamos ter clareza para compreender melhor onde vamos centrar fogo em nossa estratégia, definindo principalmente as chamadas ações de topo de funil.
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Por isso dizemos que a camada dos Canais de Aquisição é uma análise que requer profundidade de interpretação, pois ela é fundamental na definição do seu caminho de negócio no marketing digital. Trocando em miúdos: os canais de aquisição são decisivos para as ações de promoção de conteúdos e produtos.
Nesse post você vai conhecer os principais canais de aquisição listados no Google Analytics. E compreender que caminho cada um deles indica para o seu projeto…
Busca Orgânica / Organic Search
A métrica de busca orgânica se refere à ação daquelas pessoas que encontram seu conteúdo ou produto através de buscas “espontâneas” nos sites de busca. Em outras palavras, elas chegam até o seu site a partir dos mecanismos de busca, porém, sem clicar em nenhum anúncio.
Dessa forma, se seu site tem uma boa visitação orgânica, isso que dizer que, provavelmente, ele está otimizado e com uma boa estratégia de SEO!
Social
Esse dado é gerado a partir dos anúncios ou postagens em mídias sociais. Ou seja, todo o tráfego oriundo do Facebook, LinkedIn Instagram (sejam eles pagos ou não) estão aglutinados nesses dados.
Ao observar as redes sociais como um canal de aquisição, conseguimos saber quais as redes sociais estão gerando os melhores resultados dentro do nosso projeto e, com o auxílio das métricas das próprias redes sociais, podemos entender quando é preciso investir em anúncios ou não. Basta estar atento e, claro, cruzar todas as fontes de dados possíveis!
Com a configuração correta, você poderá averiguar o desempenho das suas campanhas de emails marketing e newsletter. Assim, as visitas provenientes desses canais poderão ser computadas com segurança para futuros testes e implementações.
Direta/Direct
Esse dado gerado cada vez que uma pessoa digita a URL do seu site diretamente no navegador. Nesse caso, não se utiliza de buscas ou mesmo de links em outros sites. Por isso tal métrica é chamada de visita direta.
As visitas diretas podem ser indicativo de que seus conteúdos ou produtos têm de leitores / clientes fieis. Isso quer dizer que existem pessoas que já conhecem de maneira mais madura a sua marca, ao ponto de entrar no seu site sem recorrer aos muitos atalhos que a web dispõe.
Referências/Referral
Referências ou Referrals indicam as visitas geradas no seu site a partir de links em outros sites que não os mecanismos de busca.
Então, se o seu site tem um bom trabalho de link building e consegue que outro site crie links apontando para o seu trabalho, ele está apto a gerar tráfego a partir de Referrals.
Buscas Pagas/Paid Search
Finalmente, as buscas pagas se referem às visitas geradas por uma ou mais anúncios do seu site na internet. Esses anúncios podem estar em mecanismos de busca, no Google Adsense ou em outras URLs identificadas como mídia paga.